NO BAIRRO BITA PROGRESSO: INDIVÍDUOS NÃO IDENTIFICADOS FURTAM CABOS DE ELECTRICIDADE
Os assaltos no bairro Bita Progresso, no município de Viana, continuam a tirar sono aos moradores,sendo que desta vez, chegam relatos de furto de cabos de eléctricos.
Leal Mundunde
Depois da reportagem que este Jornal efectuou na manhã da passada quinta-feira, 29 de Fevereiro, cujo texto foi publicado no dia 1 de Março, na sua edição online, sobre o índice elevado de assaltos nesta circunscrição da província de Luanda, a população volta a denunciar mais uma acção dos delinquentes.
Segundo a fonte do Jornal O Crime, naquela noite, “os homens do alheio”, retiraram o cabo de electricidade que saia do posto principal, para a residência de uma família, localizada na rua do Quimbo, ficando desta forma,privada deste bem.
A fonte avança que ao longo da noite, não se aperceberam do que estava acontecer.
Na manhã de sexta-feira, aquela família pensava que não tinha energia no bairro, mas quando observou na vizinhança, a realidade era outra.
Pensando que se tratava de um problema no interior da casa, efectuou-se um breve diagnóstico e nada foi encontrado.
Pelo espanto, descobriram que o cabo de eletricidade havia sido retirado por indivíduos não identificados.
De acordo relatos da fonte que estamos a citar, soube que nesta mesma noite, os indivíduos perpetraram acção similar em outras habitações.
A interlocutora, contou que anteriormente esta prática era constante.
De realçar que, a problemática do furto de cabos eléctricos, não é um assunto novo e nem exclusivo a este bairro.
Há anos que têm chegado denúncias desta prática a nível nacional,deixando cidadãos privados de energia elétrica.
Os meliantes, no geral comercializam estes meios nos mercados ou nas famosas casas de peso de objectos diversos.
No mercado, um metro de cabo eléctrico, chega a custar 2 mil kwanzas.
O Bita Progresso é um dos bairros onde os marginais fazem das suas, assaltando em residências e populares na via pública, não importa o período do dia e nem a idade.
Na semana finda, a população local, em entrevista ao Jornal O Crime, solicitou intervenção das autoridades policiais, para porem fim a este clima de insegurança, que tem levado alguns moradores abandonarem o bairro, em busca de tranquilidade.