O secretário do Presidente da Republica (PR) para Relações Internacionais, Victor Rita Lima, dono da empresa Virega que detém o Shogum e presta serviços ao Ministério dos Transportes desde o tempo de Augusto Tomás, está a fazer tudo no sentido de persuadir o PR nas possíveis novas mexidas que haverá no governo. Os esforços que está a fazer visa influenciar João Lourenço a nomear Énio Costa, actual PCA da Agência Terreste, como novo ministro dos Transportes em substituição de Ricardo Abreu.
O secretário do Presidente da Republica para Relações Internacionais, Victor Rita Lima, é visto como o maior ‘mixeiro’ existente no Palácio Presidencial dentre todos os colaboradores directos do Presidente da República.
Segundo fontes do jornal O Crime, a empresa dele vende fertilizantes ao Ministério da Agricultura, uma vez que, através da sua influencia, houve a nomeação de António Francisco de Assis. Agora ele está a tentar colocar o actual PCA da Agência Terreste, Énio Costa, no cargo de ministro dos Transporte, de maneira a garantir a continuidade da suafatia no respectivo ministério. As fontes denunciam ainda que Victor Lima é também o mentor de José Bomóquina Zauser, o embaixador de Angola na Nígeria.
Caso ele consiga influenciar o PR a nomear Énio Costa como ministro dos Transportes, fontes dentro do circulo presidencial dizem que este vai afundar ainda mais aquele ministério e consequentemente a imagem do presidente João Lourenço, uma vez que para aquele cargo existem pessoas melhores capacitadas.
Victor Lima, ‘o estratega’ que carrega mágoas contra Miala
Segundo as nossas fontes, Victor Lima possui um forte ressentimento contra o general Fernando Garcia Miala. Diz-se em meios fechados que, no passado, quando saiu do Palácio Presidencial, depois de 18 anos, foi porque Miala deu informações negativas a seu respeito ao antigo presidente José Eduardo. Desde aquela altura, ele não gosta do homem forte da secreta e de nenhum bacongo.
A empresa Virega de Victor Lima que, por muito tempo, foi gerida pelo seu amigo e testa de ferro identificado por Joca, mas hoje seu principal homem de campo que reside no Zango e trabalha directamente consigo como seu chefe dos transportes, foi a responsável de vender ao Estado angolano fertilizantes provenientes da Espanha, enquanto foi embaixador de Angola naquele país.
De acordo com as nossas fontes, ele terá arrecadado aproximadamente 900 milhões de kwanzas. A Shogum, esteve que fechada por mais de 4 anos, recentemente foi aberta com um investimento de mais de 6 milhões de dólares. Victor Lima é tido como um dos lobistas de Angola que mais retiram milhões de dólares para os encontros de JLo no exterior.
Formado em Gestão e Recursos de Conflitos e em Planeamento Estratégico e Geopolítica Contemporânea, o homem domina como poucos as estratégias políticas.
Como experiência profissional, já foi embaixador de Angola no Japão e na Coreia do Sul, Secretário do Presidente da República para as Relações Exteriores, Assistente da Secretaria do Presidente da República para as Relações Exteriores, Secretário Administrativo dos Programas de Emergência, funcionário da Embaixada de Angola na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS), funcionário DRN do CC do MPLA e como se não bastasse também cumpriu o serviço militar.
O presidente da República já não está em condições de falhar nas mexidas que faz no governo; entretanto, se assim realmente pretende, não pode mais cair na lábia envenenada do seu Secretário para Relações Internacionais.