Setenta e uma cabeças de gado bovino roubadas, entre Junho e Julho do corrente ano, nas comunas de Nehone, Oshimolo e Evale, município do Cuanhama, no Cunene, foram recuperadas pela Polícia Nacional (PN) e estão a ser devolvidas aos proprietários, no âmbito do combate ao furto e roubo de gado na região.
O gado foi recuperado durante uma operação desenvolvida pela PN, entre 5 a 20 deste mês, em diferentes localidades do município, depois de receber denúncias da população.
Ao apresentar o balanço da operação, na comuna de Nehone, o comandante da Polícia Nacional no Cunene, comissário António Simão Ribeiro, disse à Angop que do gado recuperado 26 cabeças reclamadas foram devolvidas aos proprietários e 45 estarão sob responsabilidade da Administração do Cuanhama.
Fez saber que a corporação vai continuar a fazer trabalhos para prevenir e combater o roubo de gado, bem como a detenção dos autores, no sentido de serem responsabilizados criminalmente.
António Simão Ribeiro pediu a contínua colaboração da população na denúncia de movimentação suspeita de animais, de maneira a serem frustradas as pretensões de roubo de gado bovino e caprino.
Por seu turno, o administrador municipal do Cuanhama, Eugénio Ndamonaposhi, agradeceu o trabalho da PN na recuperação do gado roubado, que será restituído aos legítimos proprietários.
No mesmo período, a Polícia deteve 16 cidadãos envolvidos em diferentes crimes, bem como recuperou três armas de fogo, em posse dos meliantes.
Fonte: Jornal de Angola