PRESIDENTE DA AJAPRAZ ENVOLVIDO EM NEGÓCIOS DE TERRAS NO KILAMBA: CAMPONESAS RECLAMAM FALTA DE LEALDADE E ADMINISTRAÇÃO TEME O AINDA BEM RELACIONADO DO MPLA

0
73

Bento Raimundo, Presidente da moribunda Associação de Jovens Angolanos Provenientes da Zâmbia (AJAPAZ), esta ser acusado de falta de lealdade, respeito pelas mamães e de negociar mais de 50 hectar a favor das empresas construtoras como: AJRA, LDA num espaço onde as camponesas ganham a vida fazendo cultivo de produtos desde 1992 no perímetro que vai do Campo Multiuso (Arena do Kilamba) ao Kero Kilamba e o espaço do SINSE.

Gaspar Manuel

Maria da Conceição Francisco de 54 anos de idade “nos últimos dias tem vindo charruas a mando do senhor Bento Raimundo destruir o nosso cultivo pela terceira vez, na última semana do mês de Agosto numa sexta-feiras as 18horas, a charrua voltou a destruir as nossas lavras, ao indagar o tratorista, disse-nos” (cumpro apenas ordens do sr. Bento Raimundo), disse.

Fomos nós que recebemos o Bento Raimundo aqui nos 5 fios no ano de 2017, a princípio veio nos abordar, com promessa de nos recompensar pelo tempo que cá estamos, derrubou as mangueiras, cajueiros, as árvores de onde explorávamos carvão, na altura exigimos alguns lotes, o que ele rejeitou de primeira, falamos até em indemnizações. Começou por destruir os nossos produtos em 2002 na altura contactamos a administração que o impediu.

Em 2023 depois de conseguir supostamente o direito de superfície, só fala connosco a partir da viatura e com vidro a cima meio.

Destas lavras, criamos os nossos filhos, estamos a criar os netos e nos sustentam, temos aqui produtos, não aceitamos que alguém por mais poderoso que sejam destroem aquilo que é o nosso sustento, acredito que o Bento Raimundo, também vem de uma família humilde, será que ele já não olha para trás? Pergunta.

Ana Dias outra camponesa, os prejuízos são avultados, hoje nós produzimos miengueleca, rama e usse, temos famílias por sustentar, vivemos na renda, muitas de nós, temos os maridos desempregados, o que nós queremos é uma recompensa do tempo que ficamos aqui, por ele ter constas largas e dinheiro conseguiu o direito de superfície supostamente, ainda não vimos, ele é que diz que tem.
O Bento Raimundo tem duas caras, nos ecrãs da televisão é uma pessoa e aqui é outra, é arrogante, cheio de não me toques, olha-nos como se tivéssemos a cheirar mal, baixa o vidro da viatura um pouquinho e fala baixo, tens que fazer uma grande ginástica para lhe perceberes e ele não repete, assevera.

Administração tem mais olho é no dinheiro

De acordo as entrevistadas, já nos dirigimos muitas vezes a administração que alega não saber das destruições dos produtos por parte de Bento Raimundo, o que nos causa espanto, como assim Administração não sabe se os fiscais estão sempre aqui na companhia do B. Raimundo!
No dia 29 de Agosto, voltamos a Administração, a resposta foi “vocês têm que preencher um formulário de pedido de audiência para sermos recebidas pela Administradora do Kilamba, até hoje nem sequer um sinal e o Bento Raimundo não para”, disse.

Para o contraditório tentamos o contacto o assistente do director do Gabinete da Administradora, Lóide Andreza Félix António, mas sem sucesso.

Comentários do Facebook

Leave a reply