PRINCIPAL SUSPEITO DA MORTE DO CASAL VIETNAMITA CONTINUA EM PARTE INCERTA
Encontra-se em fuga há mais de duas semanas, o jovem angolano que instigou dois colegas seus de 18 e 23 anos de idade, para perpetrarem o assalto mortal ao casal Vietnamita, seus patrões, ocorrido na madrugada do dia 22 de Julho, no município de Viana, em Luanda.
Leal Mundunde
Acção foi desencadeada por três funcionários do casal, no bairro Sanzala, concretamente no interior da Estação de Serviço, local onde também residiam estes dois cidadãos da República do Vietname.
A principal motivação dos suspeitos, deve-se a existência de um provável cofre no interior desta estação de serviço onde possivelmente existia somas avultadas de dinheiro e pretendiam arrombar para o seu benefício.
Os cidadãos de nacionalidade angolana, dada a dificuldade de localizarem o cofre, como o casal não aceitou apresentar no acto do assalto, insatisfeitos ao observarem que seus objectivos não seriam concretizados, optaram em molestar as vítimas.
” Foram amarradas, deixadas a sua sorte até que sucumbiram na sua residência”, informou o Director de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa.
Antes da retirada dos principais suspeitos deste homicídio, conseguiram subtrair do bolso do patrão, 60 mil kwanzas, tendo os três partilhado 20 mil kwanzas cada, que serviu para a fuga destes na província do Namibe, local onde foram detidos recentemente, dois, dos três envolvidos no homicídio, enquanto que o principal suspeito encontra-se em parte incerta.
Para além do valor monetário, os três levaram um telemóvel cada, pertencente aos malogrados.
Manuel Halaiwa, explicou que o SIC vai prosseguir com o seu trabalho, com vista a detenção do terceiro elemento, para que respondam pelos crimes de homicídio qualificado, em que são acusados.
De 18 e 23 anos de idade, os dois cidadãos detidos pelo Serviço de Investigação Criminal, foram apresentados ao Ministério Público e dada a gravidade do acto perpetrado, foi orientado a prisão preventiva e aguardam os passos subsequentes até chegar a fase do julgamento.
Para a detenção dos presumiveis autores da morte do casal Vietnamita, de acordo ao Superintendente-Chefe de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa, foi possível fruto do trabalho conjunto das Direcções Central de Operações do SIC Luanda e Namibe, no âmbito das acções de Combate cerrado à criminalidade violenta.