Vera Daves ‘vence’ braço de ferro contra Fernando Miala

Após o escândalo financeiro que abalou as estruturas da Administração Geral Tributária (AGT) e resultou em rombo de 7 mil milhões de kwanzas, a ministra das Finanças, Vera Daves, anunciou a nomeação de três novos administradores para o Conselho de Administração da AGT e a recondução do PCA.
Desta feita, a ‘menina Vera’ vence o braço de ferro que mantinha contra o chefe da secreta, Fernando Garcia Miala, que, a exemplo do que fez no Ministério do Interior, onde homens da secreta assumiram o próprio ministério e o SIC, também tentou na AGT, mas sem sucesso.
A mudança no quadro de gestão da instituição ocorre após um esquema fraudulento envolvendo crimes, como acesso ilegítimo ao sistema de informação, falsidade informática, peculato e associação criminosa, que já resultou em diversas detenções.
O novo conselho de administração da AGT é composto por Pedro Fernando Marques, Luís Gomes Sambo e Altair Djelany Marta, enquanto José Leiria mantém-se no cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA), conforme o despacho n.º 1296/25, datado de 10 de Março, obtido pelo jornal O Crime. As alterações surgem em meio ao escândalo financeiro que tem repercutido tanto no governo quanto na sociedade angolana.
O episódio, que culminou com a nomeação dos novos administradores, envolveu uma fraude de grandes proporções, que lesou o Estado angolano em 7 mil milhões de kwanzas. O esquema criminoso foi baseado no acesso ilegítimo ao sistema de informação da AGT, onde uma rede de colaboradores internos se envolveu em práticas de falsificação de dados e manipulação de sistemas para desviar grandes somas de dinheiro.
Ao que tudo indica, Verá Daves venceu o alegado braço de ferro que mantinha com Fernando Garcia Miala, pois, além de colocar administradores da sua extrema confiança, manteve José Nuno Vieira Leiria como PCA da Administração Geral Tributária (AGT). Assim, o ‘todo-poderoso’ da secreta, Fernando Garcia Miala, sai com uma estrondosa derrota, indiciando uma possível fragilidade da sua imagem perante ao Presidente da República. A pergunta que não se quer calar é: até quando Vera Daves vai conseguir se manter no poder ? Só mesmo o tempo vai responder-nos.