Católicos em luto: DOIS PADRES ESTRANGEIROS ASSASSINADOS EM UMA SEMANA

0
775

Os padres católicos foram mortos em circunstancias díspares. O primeiro ocorreu no passado domingo, 7, em que foi vítima o padre colombiano Manuel Ubaldo, 36 anos, em Luanda, e no dia 14, domingo, na província do Huambo, o padre são-tomense César Manuel, 43, assassinado na sequência de um assalto.

Engrácia Francisco

Na noite de 07 de Março, domingo, no distrito do Zango, município de Viana, em Luanda, o padre Manuel Ubaldo Jauregui Vega, de 36 anos, foi assassinado com dois golpes de faca no abdómen e na coxa esquerda, por um indivíduo identificado apenas por Fantasma, entretanto já detido.
De acordo com testemunhas, a vítima, de nacionalidade argentina, mas natural da Colômbia, chegou ao bar Dundão, na rotunda da Floresta, no Zango I, ao volante de uma viatura, acompanhado de quatro cidadãos, dois homens e duas mulheres, quando eram sensivelmente 22 horas e 30 minutos. Ao estacionar a viatura junto à referida casa de diversão, acabou por embater contra uma motorizada que estava estacionada no local.
“O Padre Manuel desceu da viatura calmamente e observava os danos causados. Do outro lado, vinha um indivíduo que se apresentava como o dono da moto, exigindo pagamento dos danos causados. Depois, desceu da viatura conduzida pelo padre um segundo elemento e, em tom arrogante, disse que ninguém havia de pagar nada”, contou uma testemunha, acrescentando que, a seguir, desceram mais duas moças que também começaram a envolver-se na confusão.
De acordo com esta testemunha, um dos acompanhantes do padre, valendo-se da sua robustez física, desferiu três potentes golpes no rosto do suposto homicida, que, “farto da situação”, dirigia, alegadamente, ofensas contra o padre. Em resposta, diz a testemunha, “Fantasma”, o alegado homicida, dirigiu-se até à sua moto e nela retirou uma faca com a qual desferiu, dois golpes no abdómen e outro na coxa esquerda do pároco, que perdeu a vida no local.
O padre, Manuel Ubaldo Jauregui Vega, de 36 anos, era vice-pároco na paróquia da Santíssima Trindade da Comunidade Missionária dos Xaverianos de Yarumal, em Luanda.
Madre namibiana abusada sexualmente e padre são-tomense assassinado
César Manuel Vaz Sacramento, de 43 anos, de nacionalidade são-tomense, foi assassinado no dia 14 de Março, domingo, por meliantes fortemente armados que tentavam roubar a viatura em que ele e mais uma madre, de nacionalidade namibiana, se faziam transportar.De acordo com fontes da igreja, o padre teria resistido ao assalto, tendo sido baleado no coração. A viatura foi levada pelos malfeitores e recuperada pelas autoridades, pouco tempo depois.A Polícia Nacional deteve dezoito indivíduos suspeitos de envolvimento na morte do padre César Manuel Vaz Sacramento. Aliás, de acordo com a mesma fonte, os supostos marginais terão abusado sexualmente uma madre namibiana, em serviço no nosso país.De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Huambo, que falou para o site “Na Mira do Crime”, fruto do trabalho de investigação na sequência dos factos ocorridos no domingo, foram detidos 18 cidadãos, alegadamente, envolvidos no crime

Comentários do Facebook

Leave a reply