No país de injustiças na justiça

0
792

“Marimbondo” Higino Carneiro ilibado em processos de saque do país e activistas presos por lutarem por uma Angola melhor

As injustiças da justiça, em Angola, parecem sem fim, pois, ao contrário do que disse João Lourenço, na sua tomada de posse, – ninguém é suficientemente rico que não possa ser punido e ninguém é pobre demais que não possa ser protegido” – continuamos a assistir, na prática, a cenários bem adversos. A justiça, como tudo indica, só serve mesmo para os pobres. Um caso clarividente é o de Higino Carneiro, um dos homens mais ricos do país e dos mais influentes do MPLA. Viu arquivado o processo em que era acusado pelos crimes de peculato, nepotismo, tráfico de influências, associação criminosa e branqueamento de capitais. 

Isto mesmo, arquivados. Enquanto isso, os jovens activistas Gilson da Silva Moreira, vulgo Tanaice Neutro, e Luther Campos, mais conhecido por Luther King, 34 e 30 anos de idade, respectivamente, seguem presos de forma ilegal por reclamarem por uma Angola melhor.

Para Francisco Muteka, advogado dos activistas, as detenções foram ilegais porque não se fizeram acompanhar de nenhum mandado de captura. Cinco meses depois, prossegue o causídico, não foram formalizadas quaisquer acusações contra os mesmos. 

Já passaram cinco meses desde que aqueles dois activistas foram recolhidos à cadeia sem um mandato ou um crime formalizado. 

Os dois activistas encontram-se presos na Cadeia Hospital Prisão do São Paulo, de forma ilegal, repetimos, com sérios problemas de saúde, clamam por intervenção urgente de quem de direito no sentido de se evitar o pior. 

Para Francisco Muteka, advogado dos activistas, as detenções foram ilegais porque não se fizeram acompanhar de nenhum mandado de captura. Cinco meses depois, prossegue o causídico, não foram formalizadas quaisquer acusações contra os mesmos. 

Segundo familiares, os activistas são vítimas de violação de direitos na cadeia, como se não bastasse a privação da liberdade. 

Os jovens não saquearam o país! 

A detenção do activista Tanaice Neutro até soa a abuso de poder, tendo como motivação uma “simples” live em protesto contra a cadeia de Luther King. Foi depois de ter sido impedido de o visitar na cadeia do Comando Provincial de Luanda. Até agora, o processo encontra-se em instrução preparatória. 

Sobre o activista Luther Campos, apesar de ainda não ter sido formalizada oficialmente a acusação pelo Ministério Publico, sabe-se que decorre em instrução processual contra si crimes como: vandalismo, criação de rebelião, ultraje à figura do Presidente da República , associação de malfeitores e associação a participação criminosa. É também considerado como o mentor do acto de vandalismo que culminou com a destruição da sede do partido MPLA, no distrito urbano do Benfica, em Luanda, durante a greve dos taxistas, ocorrida dois dias antes da sua detenção.

 Ainda não se tem conhecimento de qualquer acusação em relação a Tanaice. Alega-se que podem responder por crimes diferentes.

Na cadeia, padecem de várias dificuldades de saúde, mas a justiça, que recebeu vários pedidos de liberdade condicional, continua irredutível. 

Há, em círculos da advocacia, quem fale em insensibilidade, lembrando sempre que, em sentido oposto e aparentemente sem explicação, iliba um indivíduo associado aos crimes acima mencionados. Nunca chegou sequer à porta de uma cela.

Comentários do Facebook

Leave a reply