Cofre de Previdência da PNA: SOB SUSPEITA DE DESFALQUE DE MILHÕES DE KWANZAS

0
664

Fortes suspeitas de desfalque no Cofre de Previdência da Polícia Nacional de Angola (CPPPN), alimentados por empréstimos milionários, junto do Banco Nacional de Angola, podem contrariar a tese de uma instituição com os “cofres completamente vazios”, soube O Crime.

Por: Sónia Ferraz

Esta tese, tal como fazemos questão de sublinhar, foi avançada pela nova direcção, liderada por Domingos Jerónimo, associado, agora, a uma jogada de teatro.

Documentos, a que este jornal teve acesso, mostram que membros de direcção têm contraído empréstimos milionários para benefícios pessoais.

“Solicitam-nos, conforme os dados disponíveis, em nome da Caixa de Previdência”.

Entre os beneficiários, segundo as nossas fontes, estão Francisco Kidi Rodrigues Morais, secretário, que recebeu um empréstimo de sete milhões e quinhentos mil kwanzas (7.500.000.00), o subinspetor Gonçalo Pedro André ‘Pomba’, com nove milhões de kwanzas (9.000.000.00) e Pedro Anjo Garcia Domingos, que recebeu a quantia de oito milhões de kwanzas. O trio terá 20 anos para proceder à devolução do dinheiro.

Recordamos que Domingos Jerónimo, presidente do Cofre de Previdência do Pessoal da Polícia Nacional (CPPPN), no acto de tomada de posse, chegou a “bater no peito”, ao afirmar que “encontrámos os cofres do Cofre completamente vazios, sem nenhum kwanza”.

Na ocasião, aquele responsável atribuiu culpas à antiga direcção, ao avançar que o “quadro negro da instituição” se devia a passivos deixados pela gestão cessante.

“Colocou o Cofre em total descrédito, diante dos associados”, frisou.

A nova direcção do Cofre de Previdência do Pessoal da Polícia Nacional angolana tomou posse em 25 de Setembro de 2019.

Comentários do Facebook

Leave a reply