Sobre o Diploma do Engenheiro Adalberto

0
679

João Silva 

Alguns institutos técnicos conferem apenas o grau de bacharel como título máximo em seus cursos. Noutros países licenciatura são para àqueles que querem seguir carreia docente e com isso têm uma grade curricular específica com cadeiras pedagógicas para ministrarem aulas!

Se o engenheiro Adalberto pedisse equivalência em Angola certamente dariam o título de licenciado!

Se alguém licenciado Angola fosse estudar no estrangeiro para continuar seus estudos superiores e exibir diplomas de licenciatura obtidas em Angola passariam a ter equivalência de bacharelado! O problema é que para nós em Angola equivocadamente pensamos que bacharel é uma licenciatura inacabada!

Conheço alguns casos de amigos que não terminaram suas licenciaturas e quando se pergunta qual a formação dizem ser bacharéis por não terem terminado a Licenciatura, que em Angola é o primeiro grau do ensino superior! Comparem a grade curricular dele de engenheiro e a grade curricular de um licenciado em Angola na mesma área e vocês vão verificar que a dele é mas completa! Tenho um primo que estudou no mesmo instituto, na mesma especialidade e foi para os EUA fazer o mestrado.

Licenciados ANGOLANOS que vão para os EUA e para o Brasil são considerados bacharéis porque licenciatura é para docentes, como expliquei. Se um licenciado em Angola, na mesma especialidade do Eng. Adalberto, pretender fazer um mestrado em qualquer universidade da Europa ou dia EUA e ele também se candidatasse, como Bacharel, os dois seriam admitidos com esses diplomas! Talvez até, o Sr Adalberto fosse logo admitido e outro concorrente licenciado em Angola, não!

Porque há um acordo entre Portugal e os outros países europeus para questões de equivalências e seguem com isso o mesmo padrão de ensino! Vocês pensam mesmo que os licenciados nos países do leste têm mais conhecimentos e capacitação que um bacharel que concluiu um curso de bacharelado em Engenharia num dos melhores Institutos tecnológicos da Europa? Pensem nisso!

 Errado é em Angola todos com graduação serem considerados doutores, quando doutor é quem fez doutorado!

 Quem pretende fazer um doutoramento tem que fazer uma graduação ( bacharel ou licenciatura), ter o mestrado e aí faz o doutoramento. Quem tiver licenciatura vai ter equivalência de bacharel!

O mais importante é resolver os problemas do Povo! Tantos problemas que temos e andamos a discutir o sexo dos anjos. Faz-me lembrar uma história que me contaram: “alguém estava ferido com facadas no corpo e estendido numa estrada! Muita gente aproximou-se, inclusive as autoridades da polícia, em vez de socorrerem o coitado do ferido que sucumbia…toda atenção estava virada para a faca que estava próximo da vítima; discutia-se, no momento, onde se tinha fabricado a faca, para a desgraça do quase moribundo ! Seria a faca de origem Chinesa ? Sueca?” De igual forma, discutimos aqui assuntos que nada têm haver com nosso futuro, numa época pré-eleitoral, onde as discussões deveriam ser outras e de outro nível!

Para que não tirem ilações a meu respeito, digo que ainda sou militante do MPLA! Para mim essa discussão é de âmbito mais acadêmico; sobre títulos e suas equivalências. É tudo!

JP

” Sentir a Terra Angolana nas Vozes Populares”

Comentários do Facebook

Leave a reply