IGAE E POLÍCIA NACIONAL EM BENGUELA ESTREITAM COOPERAÇÃO

0
710

A delegada provincial da Inspecção-Geral do Estado em Benguela e o comandante da Polícia local abordaram, ontem, assuntos relacionados à cooperação entre as duas instituições.

Josefina Calembe e Aristófanes dos Santos analisaram questões de interesse bilateral, bem como perspectivaram algumas acções a serem desenvolvidas entre as duas instituições.

Trata-se da primeira visita de Josefina Calembe a uma instituição do Estado, desde a abertura, na semana passada, da delegação provincial, uma das oito criadas recentemente. Em declarações à imprensa, a delegada provincial da IGAE manifestou-se satisfeita com a recepção e garantiu cooperar com a delegação do Ministério do Interior.

“Desejo ver as relações entre as duas delegações cada vez mais reforçadas e consolidadas”, disse, para acrescentar que o objectivo da visita foi também desmistificar rumores de alegado mau clima entre as duas instituições do Estado.

Criadas à luz da reforma da acção inspectiva, as delegações da IGAE surgem na sequência da extinção dos gabinetes provinciais de inspecção. A ideia é garantir a isenção na acção fiscalizadora aos governos provinciais, administrações municipais e outras instituições do Estado instaladas nas províncias.

Com a entrada em funções dos delegações provinciais, alargam-se os serviços centrais de inspecção a nível local e a acção fiscalizadora da IGAE estende-se a todas as instituições do Estado espalhadas pelo país, de forma permanente e efectiva.

As delegações podem, assim, garantir o controlo e o acompanhamento permanente dos actos administrativos praticados pelas instituições locais da Administração Pública.

Comentários do Facebook

Leave a reply