KILAMBA KIAXI: IGREJA CATÓLICA ASSALTADA POR DESCONHECIDOS

0
156

A sede paroquial da igreja católica São João Calábria, no Golf, sofreu um assalto na madrugada de terça-feira, 11 de Julho, por indivíduos não identificados, que na frustração de não terem encontrado nenhum valor monetário, vandalizaram e levaram alguns objectos sagrados.

Leal  Mundunde

O assalto foi denunciado por fiéis que tencionavam participar da missa matinal agendada para às 6 horas e, logo à entrada depararam-se com o gradeamento arrombado. Na ocasião, como relatam, os assaltantes arrombaram o sacrário (lugar onde se guardam objectos sagrados), pensando que fosse o cofre da igreja. Irritados por não encontrar algum dinheiro, de acordo com o vigário Paroquial de São João Calábria, Padre Lino Aguiar, os marginais levaram da igreja dois cibórios (recipiente destinado para a conservação da hóstia, ou seja, o pão consagrado pelo sacerdote) e hóstias consagradas. 

Em função do sucedido, a igreja sita no município do Kilamba Kiaxi, permanecerá fechada até segundas ordens do Bispo Dom António Lungieki, que actualmente responde pelas paróquias da zona sul da arquidiocese de Luanda. 

Como alternativa, aos domingos, as missas nesta comunidade Católica, serão celebradas no pavilhão local. 

Padre Lino Aguiar lamentou o ocorrido e o facto de não ser a primeira vez, que o mesmo ocorre na paróquia e em outras igrejas católicas a nível do país.

Assunto é do domínio da Polícia Nacional 

Após o acto, a Polícia Nacional, junto com os efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), estiveram no local, prometendo a localização e detenção dos indivíduos, que se presume fazerem parte da vizinhança, segundo Padre Lino Aguiar. 

Das informações que se obteve dos efectivos que acompanham o processo, o sacerdote avançou que existe algumas pistas dos presumíveis envolvidos no assalto e vandalização dos objectos religiosos da igreja. 

O  sacerdote acrescentou que, doravante vai se trabalhar no sentido de se reforçar a segurança no local, para que situações como estas, não voltem a ocorrer. 

De referir que, na Paróquia São João Calábria, conta com seis comunidades, sendo quatro localizadas no município do Kilamba Kiaxi e duas no distrito da Maianga, em Luanda. 

Comentários do Facebook

Leave a reply