A ROCHA QUE ESTÁ A TRANSFORMAR O ROSTO DA ANTIGA CARMONA, DÉCADAS DEPOIS!!!

0
1332

PARTE 1

De poucas palavras, pragmático, silencioso, sério, visionário, e acima de tudo homem de soluções, é assim descrita a Rocha que está a transformar o rosto da antiga vila Carmona, envelhecida ha anos força do tempo e falta de manutenção, ou melhor, foram sempre olhando o Uíge, na perspectiva de uma cidade velha e sem condições para se tornar numa região atraente e bonita mesmo com o seu estilo arquitetônico invejável que se assemelha com a capital do Ruanda, hoje uma das cidades mais bonitas de África..

Quando chegou ao Uíge, Rocha, pegou em um quadro, num lápis e com a sua mão canhota, aliás os esquerdinos são muito bons em desenhos, começou por desenhar aquilo que séria o Uige, em tão pouco tempo de governação com as sobras que os outros deixaram, lembram-se ja tinham passado pelo Uige,dois governadores em tão pouco tempo.

Académico de gema, não é atoa que durante anos o seu nome esteve patente no quadro de honra duma das universidades mais cotadas de Angola, Rocha sabia de antemão que o seu sucesso passava em apostar primeiro no cérebro humano(Jovens)que carburam, pensologos, competentes e chamou a si este segmento para juntos pensarem o Uige..

Incompreendido muitas vezes pela velha geração, que nao querem aceitar que mudam-se os tempos e as vontades e que as árvores velhas que não dão frutos devem ser cortadas até a raiz para não produzirem lixo, Rocha viu seu nome na baila com expressões pejorativas para tirarem o seu foco e remeterem o Uíge, ao esquecimento a que foi relegado há anos.

Com visão de águia que caracteriza um homem temente a Deus, José Carvalho da Rocha,começou a avançar:

Impulsionou o andamento dos projetos enquadrados no plano integrado de intervenção nos municípios, exigindo dos empreiteiros o cumprimento dos prazos contratuais, e foi com esta atitude que assistiu-se a inauguração de alguns equipamentos sociais… E os pimperos viram os seus contratos rescindidos..

O engenheiro aprendeu e bem na academia por onde passou que o desenvolvimento de uma nação passa necessariamente pelo abastecimento de água, energia elétrica e estradas…É assim que o experiente dirigente apertou o cerco aos responsáveis destes sectores para expandirem os serviços e garantir melhor qualidade de vida a população, como resultado muitos bairros da cidade do Uige, ja têm água e energia elétrica e os acessos continuam a ser melhorados.

Apercebendo-se das limitações na assistência médica e medicamentosa,Rocha um expert em tics,trouxe a telemedicina para o Uige no intuito de salvar vidas humanas e reduzir as assimetrias no que assistência médica diz respeito.

José Carvalho da Rocha,disse ainda que é necessário melhorar as condições de habitabilidade dos quadros que cuidam da nossa saúde,orientou a restruturação e ampliação do condomínio dos médicos.

E o visionário, não olhou só para os médicos,pegou também nos moradores que vivem em zonas de risco e transfiri-os em zonas mais seguras numa nova urbanização junto a centralidade do Kilomosso num processo transparente e sem objeções.

O também académico,desbloqueiou o projecto de construção de cinco institutos médios politécnicos,engavetado ha anos. Actualmente existem obras no Songo,Kimbele,Maquela do Zombo e Uige.

O tecnocrata,sabe que estamos na aldeia global e com um clic é possível acessar o mundo,estão em fase final as obras de construção do primeiro centro tecnológico que poderá oferecer vários serviços no ramo das tecnologias de informação e comunicação..

O museu etnografico do congo um monstro adormecido que conserva mais de duzentas peças museológicas também está a sofrer obras de restauro.

As comunidades rurais também não foram esquecidas,as administrações municipais foram orientadas a preparar duzentos hectares de terra por município para destribuir as famílias vulneráveis no quadro do programa de combate a fome e a pobreza.

Enfim,em pouco menos de dez meses,Rocha disse,o momento agora é para transformar o rosto da antiga vila…Concebeu um projecto de pintura dos edifícios da cidade com corres vivas que espelham a esperança por dias melhores,arrancou com o projecto de arborização da cidade com plantas ornamentais e fruticolas,e os passeios estao a ser restaurados.

Resumindo,deixem o Senhor trabalhar,as acções falam por si. Habituemo-nos com acções não com promessas que acabam frustando a nossa vida..

Menos conversa e mais acção,é o lema do visionário José Carvalho da Rocha ou simplesmente JCR.

Como se diz aqui em casa,Rocha é o cara certo para governar o Uige!!

Comentários do Facebook

Leave a reply