COMUNICADO DE IMPRENSA

0
388

A Direcção da Igreja Universal do Reino de Deus, IURD–Angola, tomou conhecimento por meio dos órgãos de comunicação social públicos e privados sobre a existência de alguns irmãos, sem qualquer legitimidade dirigidos pelo Bispo Alberto Segunda, que têm usado os meios de difusão massiva, tais como a Rádio, Televisão, Jornal, Sites ou Portais de informação, com a finalidade de ludibriar e confundir a sociedade Angolana, pondo em causa a idoneidade dos órgãos competentes do Estado que reconhecem e declaram como seu interlocutor o representantes legal da IURD, o Senhor Bispo Valente Bizerra Luís.

Diante deste cenário, a Direcção da IURD vem esclarecer o seguinte:
1. A matéria divulgada pelos referidos órgãos de comunicação, faz passar a ideia de que os irmãos dirigidos pelo senhor Alberto Segunda teriam sido reconhecidos pelo Governo Angolano, alegando ter uma sentença do tribunal que lhes é favorável.
2. Acontece que o processo crime que decorreu na 4ª Secção da Sala dos Crimes Comuns do Tribunal da Comarca de Luanda, não se pronunciou quanto a Direcção da Igreja, por não ter sido tratado naquela instância.
3. A Sala dos Crimes Comuns não tem competência em razão da matéria para dirimir um conflito de natureza religiosa. A legalização de uma Igreja é da competência exclusiva do órgão da administração do Estado, no caso, o INAR. Havendo conflito, cabe a sala do Cível dirimir e nunca a Sala dos Crimes Comuns.
4. Os senhores Alberto Segunda e António Miguel Ferraz, falsificaram uma Acta de Assembleia Geral, publicando-a no Diário da República III SÉRIE, nº 155 de 7 de Outubro de 2021. A Acta nº 33 constante no referido Diário, veio a ser anulada por averbamento oficioso publicado no Diário da República III SÉRIE nº 38, de 16 de Março de 2022, não produzindo, por isso, qualquer efeito legal.
5. Importa realçar que o INAR no seu Comunicado de Imprensa de 22 de Outubro de 2021, levou ao conhecimento público que os senhores: ANTÓNIO FERRAZ e PASCOAL SANDRENHO estavam proibidos de falar em nome da Igreja Universal do Reino de Deus e que os seus actos não vinculam a Igreja.
6. A Igreja Universal do Reino de Deus de Angola é dirigida pelo Presbítero Geral o Bispo VALENTE BIZERRA LUÍS, conforme o que consta no Diário da República III SÉRIE nº 41 de 10 de Março de 2021 e como consta da DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE de 27 de Maio de 2022 do INAR, em que declara ser o representante legal da Igreja Universal do Reino de Deus é o senhor Bispo VALENTE BIZERRA LUÍS .
7. Lamentamos o facto de que instituições públicas dêem cobertura a quem não tem legitimidade. Pois, se por um lado, assistimos ao encerramento de igrejas e seitas não reconhecidas, por outro lado, observamos um grupo que ilegalmente se auto intitula representante da igreja, a ter cobertura de imprensa.

Assim sendo, IURD- Angola mantém as suas portas abertas para acolher os nossos irmãos que ainda se acham desavindos e apelo aos Bispos, Pastores, Missionarias, Obreiros, Membros e a sociedade em geral, a manter a calma no Espírito de reconciliação e a permanecerem confiantes, que será reposta a legalidade, com a certeza que se fará justiça, pois está escrito:
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Romanos 8:31

DEUS ABENÇOE ANGOLA”

O Gabinete do Secretário-Geral da IURD, em Luanda, aos 17 de Abril de 2023.

O Secretário-Geral
_______________________
Reverendo Manuel Guedes

Comentários do Facebook

Leave a reply