Pobreza e vulnerabilidade no Golf 1: “ELA MORREU PORQUE ESTAVA DESNUTRIDA”

0
658

Golfe 1 é um bairro localizado no município do Kilamba Kiaxi e um dos mais antigos na província de Luanda. É também um dos que maior índice de pobreza apresenta, se comparado com outros da capital do país. 

Ana Simão da Conceição

Anossa equipa entrou em contacto com algumas famílias residentes no referido bairro, para as ouvir a respeito das dificuldades que têm enfrentado.

“Somos uma família de nove membros, incluindo os pais. Só o filho mais velho,  de 18 anos, tem identificação e estuda. Vivemos numa casa que sai água debaixo da terra, não tem energia eléctrica nem água canalizada”, começou por relatar Margarida Helena, uma das filhas.

Os pais são vendedores ambulantes e os únicos com uma fonte de receita para manter, na medida do possível, as panelas sob o fogão aceso e com o pequeno lucro das suas corridas diárias alimentam os nove membros da família. Apesar deste esforço, “quase nunca conseguimos comprar a cesta básica a grosso, por falta de valores”.

Durante a entrevista, aproximou-se a mais nova da família. A pequena Ana  tem um ano de idade e a sua aparência denuncia desnutrição.

Com o rosto pálido e um olhar acobertado em triste, a condição de vida que tem não lhe quis oferecer um porte físico adequado à sua idade, senão o de uma criança de poucos meses. Foi esta má nutrição que, há algum tempo, levou uma das filhas à morte.

Não muito distante desta realidade precária está, entre muitas outras, a família António, com um agregado composto por sete elementos.

Sem água nem energia eléctrica, está, entre os seus vizinhos, uma lixeira, representando um grave risco de saúde.

Esta família é sustentada pela mãe, que tem como fonte de rendimento a venda de produtos do campo. O negócio de Maria António não lhe é rentável o suficiente para cobrir os custos dos estudos dos filhos, razão pela qual não estão matriculados numa escola.

A concorrer para esta desvantagem, nenhum deles está registado como cidadão angolano, não têm qualquer documento de identificação.

Comentários do Facebook

Leave a reply